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O plágio é o acto de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
Apesar desta ser a definição dada pela Wikipédia, não deixa de estar certa. Ou seja, partimos do princípio que um plágio não necessita de ser uma cópia integral da música, livro, texto, etc , mas de partes essenciais para que qualquer uma das obras (a "plagiada" e a "plagiadora") funcione como um todo.
Posto isto, escutei na rádio um tema de uma banda pop-rock portuguesa, chamada Cazino. Apanhei a música no refrão e achei curioso alguém ter a coragem de utilizar uma sequência melódica tão conhecida como a do "Somewhere Over The Rainbow", do Harold Arlen. Lembro-me de ver o seu nome na pauta desde que, com 8 anos, fui obrigado a tocá-la em piano num recital da Julliard com 800 pessoas a assistir. Marcou-me. Para o bem e para o mal.
Googlei os tais Cazino e ouvi a música toda, que se chama "Lição de vôo". "Mas que raio...?? Eu já ouvi isto, mas em inglês. Igualzinho" - pensei eu para com os botões do mouse. O tema em questão chama-se "Liquid" e é de uns senhores que se chamam "The Rasmus"... Ou seja, este tema, não só se apropriou da melodia de um clássico para o seu refrão, como copiou a introdução e estrofe principal de um tema pop. E de um grupo com um dos piores nomes da História da pop.
Compreendo que, hoje em dia, seja difícil para as bandas e autores serem criativos e originais, demarcando-se cada vez menos das suas influências. Mas fiquei ainda mais chocado quando li os comentários no canal do grupo no youtube e quase todos enalteciam a originalidade do tema... Meus amigos, isto na minha terra chama-se roubo. À cara podre..Não querem chamar ao tema "Lição de Roubo"?
A gota de água foi quando tentei enviar o seguinte comentário: " Está bonita. É pena ser uma mistura de 2 músicas há muito registadas,O plágio é o acto de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.Para a introdução e estrofe principal temos The Rasmus com "Liquid" e para e para o refrão temos a melodia da "Somewhere Over the Rainbow" do Feiticeiro de Oz"
Até hoje, o comentário ainda aguarda aprovação para ser publicado. E acho que nunca o vai ser.
É impressão minha ou o plágio ainda é crime? Sim, eu sei que há problemas maiores. Mas este tipo de situações, este abusivo aproveitamento de propriedade intelectuale (porque, por favor, as músicas estão iguaizinhas...) ainda é crime. Para perceberem do que estou a falar, oiçam por vós próprios. Isto é o "original" dos plagiadores Cazino: Isto é "Liquid" dos The Rasmus (que raio de nome também...): e isto é o "Somewhere over the Rainbow", no original cantado pela Judy Garland:
UPDATE: vejam mais casos flagrantes de plágio com a etiqueta "Fabricado em Portugal" em http://copiadoemportugal.blogspot.com/ João Pedro Pais, tem cuidado...
pois qnd se fazem acusaçoes deste genero convem saber do q se fala:e no caso dos rasmus a melodia e' igual 2 compassos e meio,logo legal.SO E' CONSIDERADO PLAGIO,UM TRECHO COM MAIS DE 4 COMPASSOS,q n e' o caso.em relaçao ao somewhere nem um compasso tem,e ja agora aconselho a ouvirem o starmen do david bowie,cuja melodia do refrao tem exactamente a mesma parecensa,mas claro q n vao acusar o bowie de tal. ACONSELHO Q DE FUTURO QND ACUSAREM OUTROS DE SITUAÇOES IGUAIS CONSULTEM UM MUSICO Q SAIBA CONTAR COMPASSOS(NO CASO DOS RASMUS)E OUTRO Q VOS ELUCIDE Q A UNICA SEMELHANÇA C O SOMEWHERE E' DE A MELODIA TER 3 NOTAS IGUAIS,SENDO 2 DELAS OITAVAS,COISA BEM COMUM EM MILHARES DE MUSICAS.EU SEI Q AOS VOSSO OUVIDOS SAO IGUAIS,MAS N SAO,NEM MELODIA NEM HARMONIA em relaçao aos cazino ,realmente sao tao bons q assustam mta gente mas.......................
Sabes qual é a diferença entre a atitude do bowie e a destes senhores? O bowie nunca escondeu que era uma aproximação directa ao somewhere over the rainbow. Assumiu-o com humildade, coisa que os Cazino não parecem ser capazes de fazer, assumindo a sua pretensa originalidade. É contra isso que estou contra e acho que está bem patente no texto. Já que tens alguns conhecimentos musicais (e curiosamente, eu também sei contar compassos) também conseguirás interpretar a música sem ser unicamente de forma matematica (que é importante, mas não é, de longe, tudo. Consegues interpretar expressões como "originalidade" ou "inspiração" ou até mesmo como "forma de expressão artísitca". Quando Salvador Dali utilizaou com mestria quase todas as influências passadas nas suas obras, nunca o negou. Nunca negou as suas influências, tornando-se ele próprio uma fonte de influências. Tarantino é um brilhante plagiador de todo o tipo de filme chunga que ele já viu na vida. Mas assume-o. Quanto aos conselhos, escritos em maiúsculas, vão cair em saco roto. O caso do plágio do tema dos Rasmus é tão flagrante que a tua exacerbada defesa só me faz lembrar as fãs que estã, ainda hoje, a chorar na estrela do Michael Jackson no Wlak of Fame. Ou os advogados que safam criminosos por causa de uma qualquer technicalitie, de uma falha no sistema. De qq das formas. obrigado pelo comentário, morcona.
Recebi hoje o email que anda a ser espalhado em cadeia, com os respectivos links para se ouvir os temas em causa, e resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto.
Sou músico, produtor, e felizmente tenho de preservar a minha identidade. Digo "felizmente" porque é sinal de que a minha vida corre bem, embora haja um preço a pagar, e como tal, tentarei defender a minha privacidade. Por outro lado, se me identificasse, poderiam entender que não me fica bem expôr a minha opinião sobre o assunto.
Ora então aqui vai:
No ano passado conheci uma banda chamada Per7ume que lançou um tema chamado "Intervalo", cujo grande Rui Veloso foi convidado a participar nas gravações. Mal comecei a ouvir o tema sorri e cantei "I went to your house, Walked up the stairs, Opened your door without ringing the bell". Pensei para mim: "bem, apesar de aqui estar escancarada uma melodia que já existe, o tema está brutal! Intenso, orelhudo, tem tudo para cingrar no mainstream nacional". Passados uns tempos aí estavam os grandes Per7ume a dar cartas.
Neste ano tive um dejavu quando ouvi pela primeira vez o "Lição de Voo": sorri e começei a cantar "I go liquid when you come around, And I know". Mais uma vez, um piano extremamente bem tocado, arranjos de cordas cheios de intensidade e dinâmica, uma voz presente, guitarras "grandes" como se quer. Quando ouvi o refrão o sorriso saiu-me automaticamente da cara e a primeira coisa em que pensei foi "estes gajos vão ter problemas".
Bem: as semelhanças entre os temas são indiscutíveis, e nem sequer vale a pena repetir o que aqui já foi dito por outros comentadores. Estamos definitivamente longe de qualquer discussão sobre o sexo dos anjos. Tudo é extremamente evidente para ser discutido.
Apenas gostaria de deixar uma palavra à Professora Tareka: A Música não se faz nem se ouve no papel. Faz-se com o cérebro e ouve-se com os ouvidos (há quem diga que se faz com a alma, mas isso já são outros quinhentos). A teoria musical serve para ajudar a "arrumar a casa", mas está muito longe de completar um músico. Este não se completa com um diploma do 8º grau de Conservatório.
Por outro lado, a legislação respeitante ao plágio é facilmente manipulável, e um bom músico sabe perfeitamente como fazê-lo.
Os Cazino são indiscutivelmente uma grande banda, tal como os Per7ume, mas não lhes ficava nada mal um esclarecimento público, como fez o Chris Martin quando foi acusado de plagio pelo Joe Satriani. Disso ninguém os acusará de plagio concerteza.