ESTE BLOG PODERÁ CONTER FRASES E EXPRESSÕES QUE PODEM SER CONSIDERADAS CHOCANTES PELOS MAIS SENSÍVEIS. A essas pessoas não pedimos desculpa, pedimos que se retirem. A sério. Clickem na cruzinha ao canto, não dói nada. Vá, um, dois, três...
O plágio é o acto de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
Apesar desta ser a definição dada pela Wikipédia, não deixa de estar certa. Ou seja, partimos do princípio que um plágio não necessita de ser uma cópia integral da música, livro, texto, etc , mas de partes essenciais para que qualquer uma das obras (a "plagiada" e a "plagiadora") funcione como um todo.
Posto isto, escutei na rádio um tema de uma banda pop-rock portuguesa, chamada Cazino. Apanhei a música no refrão e achei curioso alguém ter a coragem de utilizar uma sequência melódica tão conhecida como a do "Somewhere Over The Rainbow", do Harold Arlen. Lembro-me de ver o seu nome na pauta desde que, com 8 anos, fui obrigado a tocá-la em piano num recital da Julliard com 800 pessoas a assistir. Marcou-me. Para o bem e para o mal.
Googlei os tais Cazino e ouvi a música toda, que se chama "Lição de vôo". "Mas que raio...?? Eu já ouvi isto, mas em inglês. Igualzinho" - pensei eu para com os botões do mouse. O tema em questão chama-se "Liquid" e é de uns senhores que se chamam "The Rasmus"... Ou seja, este tema, não só se apropriou da melodia de um clássico para o seu refrão, como copiou a introdução e estrofe principal de um tema pop. E de um grupo com um dos piores nomes da História da pop.
Compreendo que, hoje em dia, seja difícil para as bandas e autores serem criativos e originais, demarcando-se cada vez menos das suas influências. Mas fiquei ainda mais chocado quando li os comentários no canal do grupo no youtube e quase todos enalteciam a originalidade do tema... Meus amigos, isto na minha terra chama-se roubo. À cara podre..Não querem chamar ao tema "Lição de Roubo"?
A gota de água foi quando tentei enviar o seguinte comentário: " Está bonita. É pena ser uma mistura de 2 músicas há muito registadas,O plágio é o acto de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.Para a introdução e estrofe principal temos The Rasmus com "Liquid" e para e para o refrão temos a melodia da "Somewhere Over the Rainbow" do Feiticeiro de Oz"
Até hoje, o comentário ainda aguarda aprovação para ser publicado. E acho que nunca o vai ser.
É impressão minha ou o plágio ainda é crime? Sim, eu sei que há problemas maiores. Mas este tipo de situações, este abusivo aproveitamento de propriedade intelectuale (porque, por favor, as músicas estão iguaizinhas...) ainda é crime. Para perceberem do que estou a falar, oiçam por vós próprios. Isto é o "original" dos plagiadores Cazino: Isto é "Liquid" dos The Rasmus (que raio de nome também...): e isto é o "Somewhere over the Rainbow", no original cantado pela Judy Garland:
UPDATE: vejam mais casos flagrantes de plágio com a etiqueta "Fabricado em Portugal" em http://copiadoemportugal.blogspot.com/ João Pedro Pais, tem cuidado...
De Sebastião Salgado a 22 de Maio de 2009 às 15:33
Acabei de ler esta mesma notícia no Blitz. Não resisti a procurar no google mais sobre eles. Os Cazino são uma banda de farsa. Não lhes resta um pouco de dignidade, é preciso ter muita lata para fazer algo do género. Infelizmente retratam um pouco a sociedade em que vivem(os), e digo um pouco porque só a classe política e os lobbies agem da mesma forma que eles. O povo que é povo conserva a sua dignidade. E o povo é quem mais ordena.
Não é tanto por aí que eu vou. Nem é uma questão de dignidade. Isto é roubo. Já agora, gosto muito das suas fotos, mas quando é que tira fotos a gajas nuas? Cheers
pois qnd se fazem acusaçoes deste genero convem saber do q se fala:e no caso dos rasmus a melodia e' igual 2 compassos e meio,logo legal.SO E' CONSIDERADO PLAGIO,UM TRECHO COM MAIS DE 4 COMPASSOS,q n e' o caso.em relaçao ao somewhere nem um compasso tem,e ja agora aconselho a ouvirem o starmen do david bowie,cuja melodia do refrao tem exactamente a mesma parecensa,mas claro q n vao acusar o bowie de tal. ACONSELHO Q DE FUTURO QND ACUSAREM OUTROS DE SITUAÇOES IGUAIS CONSULTEM UM MUSICO Q SAIBA CONTAR COMPASSOS(NO CASO DOS RASMUS)E OUTRO Q VOS ELUCIDE Q A UNICA SEMELHANÇA C O SOMEWHERE E' DE A MELODIA TER 3 NOTAS IGUAIS,SENDO 2 DELAS OITAVAS,COISA BEM COMUM EM MILHARES DE MUSICAS.EU SEI Q AOS VOSSO OUVIDOS SAO IGUAIS,MAS N SAO,NEM MELODIA NEM HARMONIA em relaçao aos cazino ,realmente sao tao bons q assustam mta gente mas.......................
Sabes qual é a diferença entre a atitude do bowie e a destes senhores? O bowie nunca escondeu que era uma aproximação directa ao somewhere over the rainbow. Assumiu-o com humildade, coisa que os Cazino não parecem ser capazes de fazer, assumindo a sua pretensa originalidade. É contra isso que estou contra e acho que está bem patente no texto. Já que tens alguns conhecimentos musicais (e curiosamente, eu também sei contar compassos) também conseguirás interpretar a música sem ser unicamente de forma matematica (que é importante, mas não é, de longe, tudo. Consegues interpretar expressões como "originalidade" ou "inspiração" ou até mesmo como "forma de expressão artísitca". Quando Salvador Dali utilizaou com mestria quase todas as influências passadas nas suas obras, nunca o negou. Nunca negou as suas influências, tornando-se ele próprio uma fonte de influências. Tarantino é um brilhante plagiador de todo o tipo de filme chunga que ele já viu na vida. Mas assume-o. Quanto aos conselhos, escritos em maiúsculas, vão cair em saco roto. O caso do plágio do tema dos Rasmus é tão flagrante que a tua exacerbada defesa só me faz lembrar as fãs que estã, ainda hoje, a chorar na estrela do Michael Jackson no Wlak of Fame. Ou os advogados que safam criminosos por causa de uma qualquer technicalitie, de uma falha no sistema. De qq das formas. obrigado pelo comentário, morcona.
Recebi hoje o email que anda a ser espalhado em cadeia, com os respectivos links para se ouvir os temas em causa, e resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto.
Sou músico, produtor, e felizmente tenho de preservar a minha identidade. Digo "felizmente" porque é sinal de que a minha vida corre bem, embora haja um preço a pagar, e como tal, tentarei defender a minha privacidade. Por outro lado, se me identificasse, poderiam entender que não me fica bem expôr a minha opinião sobre o assunto.
Ora então aqui vai:
No ano passado conheci uma banda chamada Per7ume que lançou um tema chamado "Intervalo", cujo grande Rui Veloso foi convidado a participar nas gravações. Mal comecei a ouvir o tema sorri e cantei "I went to your house, Walked up the stairs, Opened your door without ringing the bell". Pensei para mim: "bem, apesar de aqui estar escancarada uma melodia que já existe, o tema está brutal! Intenso, orelhudo, tem tudo para cingrar no mainstream nacional". Passados uns tempos aí estavam os grandes Per7ume a dar cartas.
Neste ano tive um dejavu quando ouvi pela primeira vez o "Lição de Voo": sorri e começei a cantar "I go liquid when you come around, And I know". Mais uma vez, um piano extremamente bem tocado, arranjos de cordas cheios de intensidade e dinâmica, uma voz presente, guitarras "grandes" como se quer. Quando ouvi o refrão o sorriso saiu-me automaticamente da cara e a primeira coisa em que pensei foi "estes gajos vão ter problemas".
Bem: as semelhanças entre os temas são indiscutíveis, e nem sequer vale a pena repetir o que aqui já foi dito por outros comentadores. Estamos definitivamente longe de qualquer discussão sobre o sexo dos anjos. Tudo é extremamente evidente para ser discutido.
Apenas gostaria de deixar uma palavra à Professora Tareka: A Música não se faz nem se ouve no papel. Faz-se com o cérebro e ouve-se com os ouvidos (há quem diga que se faz com a alma, mas isso já são outros quinhentos). A teoria musical serve para ajudar a "arrumar a casa", mas está muito longe de completar um músico. Este não se completa com um diploma do 8º grau de Conservatório.
Por outro lado, a legislação respeitante ao plágio é facilmente manipulável, e um bom músico sabe perfeitamente como fazê-lo.
Os Cazino são indiscutivelmente uma grande banda, tal como os Per7ume, mas não lhes ficava nada mal um esclarecimento público, como fez o Chris Martin quando foi acusado de plagio pelo Joe Satriani. Disso ninguém os acusará de plagio concerteza.
ai o bowie disse isso??????DIZ-ME ONDE???pois venero o ziggy e garanto-te q nunca proferiu tal afirmaçao.se quiseres q eu te envie uma pauta com todas as musicas envolvidas tmb t mando,mas teras sempre q pedir a UM MUSICO q te traduza. FICOU BEM PATENTE QUE SO QUEREM DENEGRIR OS CAZINO,POIS OS MEUS FACTOS SAO IRREFUTAVEIS,E JA AGORA JA QUE N E'S HONESTO E INTEGRO,PELO MENOS TRATA-ME COM EDUCAÇAO POIS SOU UMA SENHORA.......vao com calma pois acusar outros de plagio ,de uma forma infundada,isso sim da' CADEIA. eu n tenho nada a ver c os cazino ,mas estudo piano desde os 4 anos,e sou professora de musica,mas enoja-me ver o q andam a dizer.ATENÇAO:JA VIVI NOUTROS PAISES,EM Q XEGUEI A IR A TRIBUNAL POR QUESTOES IDENTICAS,POR ISSO SEI DO Q FALO,E SE QUISERES Q M ENCONTRE CONTIGO PESSOALMENTE E' SO DIZERES
tanta raiva, meu deus, tanta raiva... Vá, vamos lá a ter calminha...
Por exemplo, o David Bowie cantou o somewhere over the rainbow a meio do starman, em concertos de 1972. Aconselho-te a audição da bootleg de 19 de Agosto do mm ano, no Rainbow Theatre. Talvez com a intenção de elogiar ou reforçar a influência que essa música teve. Ou puro lapso freudiano em palco, who knows? E se a memória não me atraiçoa, fez o mesmo muito recentemente, num qq concerto no Reino Unido. Estavas lá? devias ter estado. youtuba, pode ser que encontres.
Já agora, só uma pequena questão gramatical: os "factos" não são teus. Quanto muito, podes dizer que as tuas afirmações são irrefutáveis. ou que os factos são irrefutáveis. Os "teus" factos parece-me um bocado tendencioso e, pelo que percebi, não era essa a impressão que querias dar, certo?
Quanto a querer denegrir quem quer que seja, perdoa-me a minha insistencia mas se tu ouvires o início de qq uma das músicas, são escarradamente, descaradamente iguais. Não duvido da qualidade técnica de qq um dos executantes ou do grupo, aliás, pelo que percebi são todos músicos de provas dadas. É pena não terem creatividade.
Sou honesto e íntegro. Não é pelo facto (estás a ver como se usa a palavra?) de ter uma opinião discordante da tua que te dá o direito de me insultares, muito menos com base num post de um blog. Relativiza as coisas e, por favor, a bem da tua saúde, respira fundo mais vezes. Desta vez passa.
Se quiseres enviar as pautas, envia. o email é público. Tentarei, dentro dos meus conhecimentos musicais, "traduzir". Mas, mesmo sem a pauta, e tirando de "ouvido" as notas de uma música e de outra, os dedos, invariavelmente, vão parar às mesma teclas. Deve ser distração minha. Ou então sou mesmo desonesto. até comigo.
Ainda bem que viveste noutros países. Já não é tão bom teres tido problemas com a justiça. Acusaram-te de plágio? como te safaste? mudaste as notas no 3.º compasso para te safares? Pelo que me dás a entender, basta isso para poder deixar de ser ilegal.
És professora de música. Porreiro. Gosto de professoras de música. Também gosto de jogadoras de curling. E de mulheres taxistas. E emigrantes. Tu consegues juntar tudo: pelos vistos, tens conhecimentos musicais, tentas varrer o lixo dos outros, trabalhaste em países mais desenvolvidos e tens qualquer coisa reprimida aí dentro que te faz olhar para as outras pessoas com desprezo, como um fogareiro no cais do sodré às 4 da manhã. Só falta dizeres que o que faz falta é mais um salazar para mandar estes pretos e gatunos tudo num contentor para o Biafra.
Não percebo porque é que te queres encontrar pessoalmente. Vais-me bater? Quando tinha 8 anos, ouvia isso recorrentemente das minhas coleguinhas da prímária: "Quando for o recreio, apanhas" ou " lá fora, vais ver". Normalmente, acabávamos aos beijinhos atrás da cantina. Ah, a infância....
Muito sinceramente, eu até já me tinha esquecido destes senhores e da sua IMITAÇÃO (as maiúsculas devem ser usadas judiciosamente, para reforçar ideias e ou conceitos, quando usadas em demasia é só mesmo FEIO). O post é de 20 de Maio. Felizmente, lembraste-me deles. E até sou capaz de fazer novo post só porque sim. Porque posso. Porque este blog é meu e eu exprimo a minha opinião dentro dele. Assim como tu és livre de exprimir. Lamento que tu não tenhas "coragem" para, ao menos, deixares o teu email. ou link para um blog ou página que tenhas. A minha vida e maneira de ver as coisas está exposta neste blog.Ou então não. As opiniões de quem deixa comentários são tomadas em conta. Ou então não.
Um grande bem haja e, por favor, respira fundo. A vida deve ser apreciada em cada golfada de ar. Como a música. mesmo que já a tenhas ouvido antes, cantada e publicada pelos devidos autores... Aguardo o teu email com as pautas.
Recebi hoje o email que anda a ser espalhado em cadeia, com os respectivos links para se ouvir os temas em causa, e resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto.
Sou músico, produtor, e felizmente tenho de preservar a minha identidade. Digo "felizmente" porque é sinal de que a minha vida corre bem, embora haja um preço a pagar, e como tal, tentarei defender a minha privacidade. Por outro lado, se me identificasse, poderiam entender que não me fica bem expôr a minha opinião sobre o assunto.
Ora então aqui vai:
No ano passado conheci uma banda chamada Per7ume que lançou um tema chamado "Intervalo", cujo grande Rui Veloso foi convidado a participar nas gravações. Mal comecei a ouvir o tema sorri e cantei "I went to your house, Walked up the stairs, Opened your door without ringing the bell". Pensei para mim: "bem, apesar de aqui estar escancarada uma melodia que já existe, o tema está brutal! Intenso, orelhudo, tem tudo para cingrar no mainstream nacional". Passados uns tempos aí estavam os grandes Per7ume a dar cartas.
Neste ano tive um dejavu quando ouvi pela primeira vez o "Lição de Voo": sorri e começei a cantar "I go liquid when you come around, And I know". Mais uma vez, um piano extremamente bem tocado, arranjos de cordas cheios de intensidade e dinâmica, uma voz presente, guitarras "grandes" como se quer. Quando ouvi o refrão o sorriso saiu-me automaticamente da cara e a primeira coisa em que pensei foi "estes gajos vão ter problemas".
Bem: as semelhanças entre os temas são indiscutíveis, e nem sequer vale a pena repetir o que aqui já foi dito por outros comentadores. Estamos definitivamente longe de qualquer discussão sobre o sexo dos anjos. Tudo é extremamente evidente para ser discutido.
Apenas gostaria de deixar uma palavra à Professora Tareka: A Música não se faz nem se ouve no papel. Faz-se com o cérebro e ouve-se com os ouvidos (há quem diga que se faz com a alma, mas isso já são outros quinhentos). A teoria musical serve para ajudar a "arrumar a casa", mas está muito longe de completar um músico. Este não se completa com um diploma do 8º grau de Conservatório.
Por outro lado, a legislação respeitante ao plágio é facilmente manipulável, e um bom músico sabe perfeitamente como fazê-lo.
Os Cazino são indiscutivelmente uma grande banda, tal como os Per7ume, mas não lhes ficava nada mal um esclarecimento público, como fez o Chris Martin quando foi acusado de plagio pelo Joe Satriani. Disso ninguém os acusará de plagio concerteza.
De António Vitorino de Almeida a 12 de Julho de 2009 às 07:33
Analisando a música dos Cazino, facilmente nos apercebemos que não é mais que uma colagem de dois plágios, sendo que o segundo tema que dá origem ao refrão "Somewhere over the rainbow" já está em dominio público poderemos considerar isso "inspiração", pouco ético, mas tudo bem. Em relação ao plágio do tema "Liquid" dos Rasmus, isso já não se aplica. Como poderá comprovar, é mesmo plágio, descarado.
Citando um trabalho de ética que se encontra aqui: http://www.slideshare.net/diogines/trabalho-de-tica-plgio-presentation :
"O plágio é o acto de assinar ou apresentar uma obra de qualquer natureza contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os devidos créditos para o autor original da mesma. " (soa familiar?)
. A categorização do plágio é difícil e variável. . Em músicas com ritmos iguais pode não haver plágio. . Podem haver frases idênticas que não são consideradas plagiadas . Cover (versão) não é plágio.
Como identificar o plágio: - Compassos idênticos: A lei diz que duas músicas não podem ter mais de 4 compassos iguais. Vale a pena lembrar que nem sempre ritmos parecidos são plagiados.
- Letra da música: Duas músicas não podem ter letras idênticas, nem se pode copiar as chamadas palavras rítmicas ( por exemplo: " Tê-tetere-teretetê")
- Ritmo e "batida": Duas músicas diferentes podem ter ritmos e "batidas" muito semelhantes, para "desempatar" isso usam-se três conceitos: Análise da letra, análise das notas e consenso entre os autores. "
A música descrita é plagiada quer pelo surripianço de quatro compassos, quer pelo uso abusivo de palavras rítmicas. E quem faz comentários desse género, ou é um elemento do conjunto ou é um completo ignorante no que concerne a noções musicais.
Recebi hoje o email que anda a ser espalhado em cadeia, com os respectivos links para se ouvir os temas em causa, e resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto.
Sou músico, produtor, e felizmente tenho de preservar a minha identidade. Digo "felizmente" porque é sinal de que a minha vida corre bem, embora haja um preço a pagar, e como tal, tentarei defender a minha privacidade. Por outro lado, se me identificasse, poderiam entender que não me fica bem expôr a minha opinião sobre o assunto.
Ora então aqui vai:
No ano passado conheci uma banda chamada Per7ume que lançou um tema chamado "Intervalo", cujo grande Rui Veloso foi convidado a participar nas gravações. Mal comecei a ouvir o tema sorri e cantei "I went to your house, Walked up the stairs, Opened your door without ringing the bell". Pensei para mim: "bem, apesar de aqui estar escancarada uma melodia que já existe, o tema está brutal! Intenso, orelhudo, tem tudo para cingrar no mainstream nacional". Passados uns tempos aí estavam os grandes Per7ume a dar cartas.
Neste ano tive um dejavu quando ouvi pela primeira vez o "Lição de Voo": sorri e começei a cantar "I go liquid when you come around, And I know". Mais uma vez, um piano extremamente bem tocado, arranjos de cordas cheios de intensidade e dinâmica, uma voz presente, guitarras "grandes" como se quer. Quando ouvi o refrão o sorriso saiu-me automaticamente da cara e a primeira coisa em que pensei foi "estes gajos vão ter problemas".
Bem: as semelhanças entre os temas são indiscutíveis, e nem sequer vale a pena repetir o que aqui já foi dito por outros comentadores. Estamos definitivamente longe de qualquer discussão sobre o sexo dos anjos. Tudo é extremamente evidente para ser discutido.
Apenas gostaria de deixar uma palavra à Professora Tareka: A Música não se faz nem se ouve no papel. Faz-se com o cérebro e ouve-se com os ouvidos (há quem diga que se faz com a alma, mas isso já são outros quinhentos). A teoria musical serve para ajudar a "arrumar a casa", mas está muito longe de completar um músico. Este não se completa com um diploma do 8º grau de Conservatório.
Por outro lado, a legislação respeitante ao plágio é facilmente manipulável, e um bom músico sabe perfeitamente como fazê-lo.
Os Cazino são indiscutivelmente uma grande banda, tal como os Per7ume, mas não lhes ficava nada mal um esclarecimento público, como fez o Chris Martin quando foi acusado de plagio pelo Joe Satriani. Disso ninguém os acusará de plagio concerteza.